investigação

VÍDEO: a partir de agora, CPI do Shopping Independência terá mais agilidade

Maurício Araujo

Na mira do Legislativo, o Executivo municipal enfrenta três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara de Vereadores. Duas delas, a da Covid-19 e a dos pronto-atendimentos, já partiram para as oitivas e convocaram vários depoentes para serem ouvidos, sejam ligados à prefeitura ou às unidades de saúde. Já a do Shopping Independência, no entanto, é a mais técnica das comissões e requer maior dedicação para a apuração das cláusulas contratuais e, assim, ainda está engrenando em suas atividades.


A CPI do Shopping Independência apura possíveis irregularidades no cumprimento do contrato entre a prefeitura de Santa Maria e a empresa gestora do espaço, a CPC.

Vacinação contra a gripe tem movimento tranquilo nesta segunda-feira

Até o momento, o que se tem é uma pilha de documentos encaminhada pela administração municipal à comissão. É a partir da análise deste material - formado por cinco volumes distribuídos em sete cadernos - que os vereadores investigam o que estaria em desconformidade com o contrato.

Devido à metodologia utilizada e o objeto da investigação, explica o presidente da CPI, vereador Pablo Pacheco (PP), é preciso ter todos os documentos em mãos e bem analisados para que comecem as oitivas.

- Trabalhamos com a materialidade dos fatos e com informações concretas para então partirmos para as oitivas e fazer os confrontos - destaca o parlamentar.

Pessoas em situação de rua que estavam na antiga Reitoria deixam o local

Apesar de não antecipar as constatações preliminares para não atrapalhar as investigações, o vereador afirma que situações suspeitas e objetos da comissão já estão se confirmando a partir da análise dos documentos.

Nas próximas semanas, o poder público, a empresa e os permissionários devem ser chamados para depor.

CPI DA COVID

Após ouvir integrantes e ex-integrantes do Executivo, a CPI da Covid-19 - que apura ações e possíveis omissões da prefeitura no enfrentamento à pandemia - mudou de rumo e passou a focar em possíveis irregularidades da administração, como o uso da comunicação institucional em desconformidade com a legislação.

O objeto inicial, neste caso, passou a ser secundário e, por vezes, ficou à margem das investigações principais.

Comunidade se une em defesa da UFSM

Na quarta-feira, a relatora, vereadora Helen Cabral (PT), deve apresentar um pré-relatório. A antecipação se deve ao fato de que a parlamentar deixará a função, já que o titular do mandato, vereador Valdir Oliveira (PT), retorna à Casa no dia seguinte.

SAÚDE

A comissão já ouviu ex-secretários e servidores da saúde do município, bem como tem recebido documentos para embasar a investigação. A CPI apura possíveis irregularidades nos pronto-atendimentos públicos (Patronato, Tancredo Neves e UPA). Além da dinâmica de funcionamento nos PAs, os depoentes têm sido questionados sobre a organização das escalas e o número de profissionais que atuam nos espaços.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na despedida do Legislativo, Helen Cabral apresenta pré-relatório da CPI da Covid Anterior

Na despedida do Legislativo, Helen Cabral apresenta pré-relatório da CPI da Covid

Comunidade se une em defesa da UFSM Próximo

Comunidade se une em defesa da UFSM

Política